ID: 6489
Autoria:
Nancy Campos Mamede Pires, Elaine Cristina Arantes, Wesley Vieira da Silva, Heitor Takashi Kato.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 8, n. 22, p. 37-45, Setembro-Dezembro, 2006. 9 página(s).
Palavras-chave:
Amostragem , Metodologia de pesquisa , Top of mind
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Considerando a grande importância que a marca representa na estratégia de marketing das organizações, muitas delas buscam utilizar a marca como um diferencial competitivo, para que sejam percebidas e lembradas pelo consumidor e se tornem um fator de influência no momento da compra do produto. Ser uma marca top of mind é uma posição desejada pelas empresas em geral. Neste contexto, o presente artigo tem como objetivo fazer um comparativo de três pesquisas top of mind realizadas no Brasil entre agosto de 2003 e março de 2004, visando a investigar a existência de um padrão na escolha do método de amostragem nas pesquisas em foco, uma vez que a amostra revela as características do público que mais se lembra da marca da empresa ou do concorrente, informação levada em consideração na estratégia de marketing das organizações que recorrem a este tipo de pesquisa. Os levantamentos analisados foram realizados pelo Datafolha Instituto de Pesquisas, pelo Instituto Mapa e pela Universidade Federal do Paraná/Consultoria Jr. Os resultados mostram que não há um padrão entre os métodos de amostragem adotados pelas pesquisas em foco, o que pode ser explicado em função das diversas variáveis que envolvem a escolha da técnica de amostragem.