ID: 55081
Autoria:
Bruno C. Correia-Lima, Elisabeth Loiola, Cicero R. Pereira, Josimar S. Costa, Cláudio B. Leopoldino.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 20, n. 5, p. 1-29, Setembro-Outubro, 2019. 29 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem individual de competências , Aprendizagem organizacional , Codificação , Socialização , Suportes organizacionais à transferência
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: Compreender a relação entre resultados de aprendizagem individual de competências (AI) e resultados de aprendizagem organizacional (AO), assim como o papel mediador dos suportes organizacionais à transferência de aprendizagem (SOT) na conversão de AI em AO. ORIGINALIDADE/VALOR: Medida de AO relacionada à AI, pois, em regra, pesquisas sobre AO pressupõem AI, não se detendo a mensurá-la. Proposição de socialização e de codificação como processos de AO, o que envolve aprendizagens formais e informais, e conhecimentos tácitos e explícitos. Foco na conversão de resultados de AI nas organizações em aprendizagem da organização, permitindo avaliar com mais acurácia os resultados dos investimentos organizacionais em aprendizagem formal e informal, considerando-se a prática corrente de medir exclusivamente T&D. Proposição do uso de SOT para potencializar processos e resultados de AI e de conversão de AI em AO. O uso simultâneo de métodos exploratórios e confirmatórios de modelagem e de dados de duas diferentes organizações alinha-se às boas práticas no campo de pesquisa. DESIGN/METODOLOGIA/ABORDAGEM: As hipóteses foram testadas em dois estudos, realizados com escalas validadas, enviadas por link aos respondentes pelas organizações. O estudo 1, exploratório, envolveu 203 trabalhadores de um banco público; e o estudo 2, confirmatório, 252 trabalhadores de uma organização da sociedade civil de interesse público (Oscip). RESULTADOS: Os dois estudos evidenciam que houve AI e AO, que AI é aprendizagem líquida de competências desejadas pela organização (AI1- AI0), que AO é fruto da socialização e da codificação de AI aplicada ao trabalho, que AI prediz AO e que SOT medeia a relação entre AI e AO.