ID: 47255
Autoria:
Emerson Wagner Mainardes, Rozélia Laurett, Sarah Venturim Lasso, Cristina Bastituta Novaes, Gabriela Maffei Spinasse.
Fonte:
Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 11, n. 4, p. 151-174, Julho-Setembro, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Fatores externos , Fatores internos , Motivações , Voluntariado
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Este estudo teve como objetivo geral identificar as variáveis que motivam indivíduos brasileiros a se envolverem com voluntariado. Como objetivo específico, procuramos identificar o que motiva os indivíduos brasileiros a envolverem-se com voluntariado em três tipos diferentes de organizações: Fundações Públicas / Privadas, Organizações Religiosas e Organizações de Caridade. Para atingir esses objetivos, foi realizada uma revisão da literatura e identificadas 18 variáveis. Essas variáveis indicam a importância do voluntariado para os indivíduos e estão associadas e foram agrupadas por similaridade em fatores internos e externos. A metodologia de pesquisa foi a descritiva e quantitativa com corte transversal e utilizou dados primários. As variáveis foram testadas com 321 voluntários de várias organizações e os dados foram coletados por meio de questionários. A análise dos dados apresentou a caracterização da amostra de voluntários, a estatística descritiva e quatro regressões lineares múltiplas. Os resultados do comportamento do voluntário geral demonstraram que a auto-estima e a responsabilidade social estão positivamente associadas à importância da doação de tempo para o voluntario. E, por outro lado, o sentimento de obrigação e a melhoria da imagem profissional estão negativamente associados à atribuição de importância ao voluntariado. Para os voluntários que doam tempo para fundações públicas / privadas, a auto-estima foi positivamente associada e a obrigação pessoal foi negativamente associada à importância do voluntariado. Quanto aos voluntários que prestam serviços para organizações religiosas, a variável auto-estima foi positivamente associada a importancia do voluntariado, e a afinidade com outros doadores foi negativamente associada. Finalmente, para os indivíduos que doam tempo para as organizações de caridade, a auto-estima e a solidariedade foram positivamente associadas, e a obrigação pessoal foi negativamente associada à importância do voluntariado.