ID: 54938
Autoria:
Luis Eduardo Brandão Paiva, Tereza Cristina Batista de Lima, Evangelina da Silva Sousa, Emiliano Sousa Pontes.
Fonte:
Revista de Negócios, v. 24, n. 3, p. 7-26, Julho-Setembro, 2019. 20 página(s).
Palavras-chave:
Administração , Comportamento Inovador , Comportamento Sustentável , Intenção Empreendedora , Secretariado Executivo
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
Ver Resumo
Este estudo tem como objetivo analisar a influência dos constructos comportamentais sustentáveis e inovadores na intenção empreendedora dos universitários dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. Adicionalmente, busca-se investigar a influência do gênero e dos familiares empreendedores na intenção empreendedora. Trata-se de uma pesquisa descritiva, de natureza quantitativa, em que se obteve uma amostra de 429 estudantes de uma universidade pública, sendo 285 do curso de Administração e 144 do curso de Secretariado Executivo. Para o tratamento dos dados, utilizaram-se técnicas de análise multivariada de dados, como a análise fatorial e a regressão logística. Os resultados apontaram que o comportamento sustentável e inovador exerce influência na intenção empreendedora dos estudantes dos cursos de Administração e Secretariado Executivo. Ademais, os familiares empreendedores influenciam fortemente na intenção empreendedora desses indivíduos. Para o curso de administração, houve influência do gênero (homens) na intenção empreendedora, mostrando-se que os homens estão mais propensos ao empreendedorismo do que as mulheres, fato não elucidado para os estudantes do curso de Secretariado Executivo. Como a intenção empreendedora é relevante na atualidade, este estudo visa contribuir para fomentar o incentivo de políticas e práticas direcionadas às Instituições de Ensino Superior (IES), com a expectativa de que as IES possam incorporar estudos e práticas ambientais, inovadoras e sociais alinhadas ao empreendedorismo – a fim de potencializar benefícios sociais e ambientais gerados pelos empreendedores.