ID: 1934
Autoria:
Suzana Leindecker Vieira, Luciano Zamberlan, Lurdes Marlene Seide Froemming, Enise Barth Teixeira, Ariosto Sparemberger.
Fonte:
Revista de Estudos de Administração, v. 9, n. 17, p. 31-57, Julho-Dezembro, 2008. 27 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Luxo , Significados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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No Brasil o mercado do luxo está em plena expansão. Nos últimos seis anos o setor cresceu 35% (Ferreirinha, 2006).Atualmente o consumidor está mais exigente e informado, buscando produtos diferenciados e atendimento personalizado.Posicionar a marca da empresa em segmentos definidos e conhecer melhor o consumidor oportunizarámais competitividade diante da crescente concorrência global. O presente estudo teve por objetivo avaliar como osconsumidores percebem o consumo de luxo. A investigação caracteriza-se como pesquisa exploratória, de cunhoqualitativo com base em grupos de foco. A análise e tratamento dos dados ocorreram concomitantemente com osdemais procedimentos metodológicos, adotando-se a análise de conteúdo como instrumento interpretativo. Osresultados da pesquisa empírica permitiram a identificação de quatro significados para o luxo: escassez, dinheiro,ostentação e estética. Para além desses significados, foi possível ainda destacar da análise quatro dimensões dapercepção do que o consumo de luxo representa para os sujeitos pesquisados: funcional, cultural, simbólica esocial. Acerca do significado do que seja luxo para os consumidores, verificou-se certa relativização e subjetivação,ou seja, luxo assume sentidos variados para cada um. Destacou-se a escassez, relacionada também à falta detempo; dinheiro, como elemento de diferenciação social e liberdade de acesso.