ID: 61700
Autoria:
Fernando Ribeiro Serra, Fabio Pinotti, Luiz Camargo Guerrazzi, June Alisson Westarb Cruz.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 13, n. 2, p. 149-169, Maio-Agosto, 2021. 21 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia , Identidade organizacional , Identificação Organizacional
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Objetivo: Este artigo tem como objetivo central compreender a evolução intelectual da Identidade Organizacional (IO) e as oportunidades de estudos futuros em estratégia. Método: Usamos as técnicas bibliométricas de citação e cocitação para avaliar a estrutura intelectual que suporta os estudos sobre IO. A partir de uma amostra de 587 artigos disponíveis na base Web of Science, identificamos os 26 artigos referenciados que suportam os trabalhos atuais. Originalidade/Relevância: Passaram-se 35 anos desde o artigo seminal de Albert e Whetten (1985). Os estudos sobre identidade organizacional cresceram significativamente deste então. Pelo reconhecimento da importância do conceito e pela aparente maturidade do campo, é importante revisitar e compreender os trabalhos que têm influenciado os trabalhos atuais sobre identidade organizacional. Resultados: Os resultados indicaram que a partir do trabalho seminal mencionado, estudos foram influenciados sobre identidade organizacional e mudança estratégica segundo três abordagens: visão socialmente construída; visão do ator social; e visão institucionalista. Além destes estudos também foram influenciados por trabalhos relacionados às práticas e processos na identificação organizacional. Contribuições teóricas: O estudo permitiu compreender a estrutura intelectual dos estudos em identidade organizacional, proporcionando a indicação de pesquisa futura.