ID: 43217
Autoria:
Larissa Degenharta, Mara Vogta, Nelson Heina, Fabricia Silva da Rosa.
Fonte:
Revista de Gestão, v. 23, n. 4, p. 326-337, Outubro-Dezembro, 2016. 12 página(s).
Palavras-chave:
Empresas brasileiras , Evidenciação ambiental , Ranking , Relatório anual e de sustentabilidade , Setores
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo objetivou analisar o ranking setorial do grau de evidenciação ambiental das empresas brasileiras listadas no IBrX‐100. Para tanto, fez‐se uma pesquisa descritiva, documental e quantitativa, a partir de uma amostra de 97 empresas brasileiras de 2010 a 2013. A partir dos Relatórios de Sustentabilidade (RS) e Relatórios Anuais (RA) divulgados no site das próprias empresas, foram analisados cinco aspectos ambientais: emissões, efluentes líquidos, resíduos, produtos/serviço e transportes, seus devidos critérios e subcritérios. A partir dos dados coletados, usou‐se o método T‐ODA para chegar ao grau de evidenciação ambiental de cada empresa e ano. Os resultados revelam que as empresas do setor Utilidade Pública são as que mais evidenciam informações ambientais sobre os aspectos analisados. Após, tem‐se as empresas do setor Financeiro e Outros. Contudo, as empresas pertencentes aos setores Diversos e Petróleo, Gás e Biocombustíveis quase não evidenciam informações ambientais. Ressalta‐se que a empresa que mais evidenciou é a Duratex, do setor Materiais Básicos, seguida pela empresa Ecorodovias, do setor Construção e Transporte. Vale ainda salientar que 30 empresas das 97 não evidenciaram qualquer informação em seus relatórios sobre os aspectos analisados, ou então não divulgam tais relatórios. A contribuição do estudo verifica‐se a partir da evidenciação ambiental das empresas, pois ao divulgar informações ambientais para a sociedade, visam à legitimação, visto que as empresas tornam‐se legitimadas a partir do momento em que demonstram suas iniciativas para a diminuição dos impactos ambientais causados por suas atividades. Além disso, a pesquisa contribui no sentido teórico (Teoria da Legitimidade) e gerencial (vantagem competitiva), pois a partir do momento em que as empresas divulgam informações ambientais, poderão obter benefícios financeiros, assim como a sociedade, diante da qualidade de vida e do meio ambiente por meio da preservação ambiental.