ID: 52841
Autoria:
Arthur Silva Paixão de Oliveira, Fabricio Quadros Borges.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 16, n. 3, p. 1-26, Setembro-Dezembro, 2018. 26 página(s).
Palavras-chave:
Ações , Biocombustíveis , Estratégia , Etanol , Petrobras
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O objetivo desta investigação é analisar as ações estratégicas realizadas pela Petrobras no segmento de biocombustíveis com ênfase no etanol. Esta análise é relevante na medida em que aprofunda a reflexão junto ao ambiente estratégico da organização e avalia de forma crítica, possíveis conflitualidades no âmbito destas ações. O setor de biocombustíveis no Brasil é um dos mais antigos do mundo devido ao seu pioneirismo na década de 1970 durante a crise do petróleo, com isso, a importância do etanol mostrou-se latente na economia da época e até hoje é um pilar importante na diversificação da matriz energética brasileira assim como na economia do país. Apesar do segmento de biocombustíveis estar imerso em um quadro onde seu potencial de crescimento encontra-se defasado, quando comparado à expectativa para o setor, a produção de etanol continua em crescimento, o que fortalece a competitividade do etanol brasileiro no mercado internacional, que tem como principal concorrente o etanol norte americano, produzido a partir do milho. As estratégias desenhadas pela Petróleo Brasileiro S/A - PETROBRAS, assim como as ações efetivamente executadas pela organização possuem papel relevante junto a este panorama, haja visto, que a Petrobras, através de sua subsidiaria, Petrobras Biocombustíveis - PBIO, concentram mais da metade da produção nacional de etanol a partir da cana-de-açúcar. Nesta perspectiva, esta investigação levanta o seguinte questionamento: quais os avanços e restrições das ações estratégicas efetivamente realizadas pela Petrobras diante de suas diretrizes de planejamento no segmento de biocombustíveis entre 2011 e 2013? Assim, este estudo tem o objetivo de analisar as ações estratégicas realizadas pela Petrobras no segmento de biocombustíveis, especialmente o etanol. O estudo justifica-se pela oportunidade de entendimento dos meandros da atuação estratégica da Petrobras e levantamento de subsídios contribuintes ao processo de tomada de decisão da Petrobras no segmento de biocombustíveis; assim como pela possibilidade de uma avaliação crítica sobre diretrizes consolidadas e possíveis conflitualidades no âmbito das ações estratégicas na organização. A metodologia, de natureza exploratória e descritiva, analisou os avanços e as restrições das ações efetuadas pela organização através das áreas estratégicas de precificação, investimentos, gestão em pesquisa e desenvolvimento e desempenho operacional de produção entre os anos de 2011 e 2013. O estudo verificou que apenas as ações estratégicas pertinentes à área de gestão em pesquisa e desenvolvimento apresentaram contribuição significativa aos eixos de estratégia de tecnologia da Petrobras na medida em que favoreceram ao crescimento do etanol em linha com o mercado doméstico da gasolina.