ID: 36321
Autoria:
Márcia Regina Neves Guimarães, Felipe Ferreira de Lara, Raissa Oliveira Peroba Trindade.
Fonte:
Revista de Administração Mackenzie, v. 16, n. 3, p. 109-135, Maio-Junho, 2015. 27 página(s).
Palavras-chave:
Áreas de decisão , Estratégia competitiva , Estratégias de produção , Inovação , Prioridades competitivas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A inovação tem sido considerada de fundamental importância para organizações que competem em ambientes dinâmicos. Verifica-se assim, uma estreita relação entre as estratégias organizacionais e a prática da inovação. No que se refere à estratégia competitiva, sabe-se que ela pode tanto estimular quanto inibir tal prática. A estratégia de produção, por sua vez, deve estar alinhada à estratégia competitiva e possuir seu conteúdo (formado pelas prioridades competitivas e pelas áreas de decisão) definido de forma que sustente a posição competitiva da organização. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar como a inovação tecnológica (de produto e de processo) se insere no conteúdo da estratégia de produção de uma empresa produtora de alumínio da região de Sorocaba. Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória, de natureza qualitativa, que utiliza o estudo de caso como método de procedimento. A empresa analisada na pesquisa está presente nos setores de metais, cimento, energia, siderurgia, celulose, agroindústria, finanças, além de investir em empresas em estágio inicial com alto potencial de crescimento. A unidade de negócios selecionada para o estudo de caso restringe sua produção em itens de alumínio, atuando nos segmentos de transporte, embalagem, eletricidade, construção civil e bens de consumo. Os resultados foram obtidos por meio de entrevistas e observações e tiveram como foco o setor de laminação da unidade em estudo. Entre as principais conclusões, tem-se que nesse caso, há uma maior ocorrência da inovação de processo do que da inovação de produto. Como prioridades competitivas, verificou-se a ênfase nas prioridades flexibilidade e custo. A inovação não é vista na empresa como uma prioridade competitiva, no entanto, observou-se que ela ocorre muitas vezes como forma de melhor desenvolver as prioridades flexibilidade e custo. Enquanto algumas características referentes às áreas de decisão facilitam a prática da inovação, como é o caso da integração vertical, outras (principalmente organizacionais) poderiam ser melhor desenvolvidas para suportar melhor a inovação.