ID: 53415
Autoria:
Felipe Guilherme de Oliveira Melo, Glessia Silva.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão e Inovação, v. 6, n. 3, p. 121-143, Maio-Agosto, 2019. 23 página(s).
Palavras-chave:
Capacidade de inovação , Liderança , Qualidades de liderança
Tipo de documento: Artigo (Português)
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As organizações públicas têm sofrido transformações constantes em suas práticas de gestão e organização do trabalho, o que aumenta a importância da capacidade de inovação e da liderança no sucesso e crescimento desses órgãos. Entretanto, a tríade liderança-inovaçãosetor público tem sido pouco explorada e não tem recebido a atenção merecida. Isso posto, este artigo almeja identificar as qualidades atribuídas ao líder que podem impactar a capacidade de inovação em organizações do setor público. Para tanto, utilizou-se o método de pesquisa bibliográfico e documental. O estudo é qualitativo em relação ao objetivo, e descritivo no que se refere à abordagem. Quanto aos resultados, observou-se 10 qualidades essenciais à liderança no setor público brasileiro que potencializam a capacidade de inovação. Concluiu-se que as qualidades dos líderes inovadores no setor público estão prioritariamente relacionadas às habilidades humanas dos líderes, ou seja, à capacidade de lidar com os membros do grupo. Além disso, para inovar no setor público brasileiro o líder não precisa, necessariamente, dominar todos os conhecimentos técnicos das atividades desenvolvidas. Como contribuição, as qualidades discutidas neste estudo podem auxiliar os gestores públicos brasileiros e seus liderados a percorrerem a inovação.