ID: 63970
Autoria:
Aline Pacheco Araújo, Fernanda Maciel Peixoto, Duterval Jesuka, André Francisco Alcântara Fagundes.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 3, p. 1-26, Maio-Agosto, 2021. 26 página(s).
Palavras-chave:
Educação Financeira , Gênero , Interação Social , Renda Fixa , Renda Variável
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Na última década, o processo decisório do investidor brasileiro tem se tornado mais complexo, e a educação financeira tem assumido maior destaque na mídia e nos veículos de comunicação. Em meio à diversidade de produtos financeiros disponíveis no mercado, é de suma importância que a população esteja preparada e consciente ao contratar esses produtos ou fazer aplicações de sua renda. Dado este cenário, o presente artigo buscou investigar as influências do gênero, da educação financeira e da interação socialsobre as escolhas de investimento em renda variável e renda fixa do investidor brasileiro. Os dados foram coletados por meio da aplicação de questionários físicos e online, gerando uma amostra de 283 estudantes dos cursos de Administração e Gestão Comercial da Universidade Federal de Uberlândia, da Universidade de Uberaba e do Instituto Federal Goiano de Ipameri. No que tange ao método, a análise dos dados envolveu análise de correlação; análise bivariada utilizando os testes não paramétricos Kruskal-Wallis e Mann-Whitney; e regressão linear múltipla. As variáveis dependentes do modelo econométrico elaborado foram investimento em renda fixa e investimento em renda variável. As variáveis independentes e de controle foram: conhecimento financeiro, conhecimento econômico, gênero, interação social, nível de escolaridade, renda, estado civil e idade. Os resultados da regressão apontaram que o gênero não influencia a quantia investida pelo investidor. Por sua vez, o nível de educação financeira influenciou negativamente o montante investido em renda variável e a interação social afetou positivamente a quantia investida em renda fixa e em renda variável, mostrando que a rede de relações com amigos, familiares e vizinhos motiva o investidor a investir maiores quantias em ambos os tipos de investimento. Infere-se que, dadas as incertezas geradas pelo cenário político e econômico no Brasil em 2018 e 2019, os investidores deste estudo, mesmo tendo conhecimento sobre finanças/economia, podem ter se sentido inseguros para investir no atual momento. Notou-se também que as opiniões de amigos, assim como a rede de relacionamentos influenciam o processo decisório do indivíduo. Entretanto, não foi encontrada relação entre o gênero do respondente e a quantia por ele investida. Os resultados deste estudo contribuem para auxiliar os gestores das agências financeiras a identificar melhor o perfil dos seus clientes quanto a tolerância ao risco, e com isso conduzir de maneira mais adequada a venda de produtos financeiros.