ID: 33287
Autoria:
Fernando Filardi, Filippe Delarissa Barros, Adalberto Américo Fischmann.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 13, n. 3, p. 123-140, Julho-Setembro, 2014. 18 página(s).
Palavras-chave:
Características Empreendedoras , Empreendedorismo , Perfil Empreendedor
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo procurou analisar a evolução das características empreendedoras partido dos estudos de Kuratko e Hodgetts (1995) sobre estas características de 1848 até 1982, buscando responder às questões sobre como elas evoluíram ao longo do tempo? que características se mantiveram? quais desapareceram? e quais surgiram? Para tanto, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e bibliométrica de 1983 a 2014, complementando, ampliando e comparando os achados da pesquisa original. O levantamento bibliográfico se deu com base nas palavras-chave Empreendedor, Empreendedorismo, Características Empreendedoras, Atitudes Empreendedoras e Perfil Empreendedor e ocorreu a partir da seleção dos artigos publicados nos periódicos científicos nacionais mais bem classificados de acordo com o sistema Qualis, composto pela Revista de Administração de Empresas - RAE, pela Revista de Administração Contemporânea – RAC, pelos eventos científicos ENANPAD e EGEPE, e a base de dados EBSCO para acessar os periódicos científicos internacionais, a saber: Applied Financial Economics; Applied Economics Letters; Management Research Review; Journal of Product Innovation Management; European Management Journal; Service Industries Journal; International Journal of Entrepreneurship & Innovation Management; Entrepreneurship: Theory & Practice; Journal of International Entrepreneurship; Management Decision; International Small Business Journal. Este estudo, caracterizado como bibliométrico, revisou 288 artigos publicados por 341 autores e aponta em seus os resultados para um perfil empreendedor muito mais relacional, baseado mais em competências interpessoais e sociais e focado nas demandas do ambiente externo, do que o perfil auto centrado, soberano, autônomo e independente do empreendedor da primeira fase do século XX.