ID: 29208
Autoria:
Leonardo Ramalho, Fernando Porfírio Soares de Oliveira, Richard Medeiros Araújo.
Fonte:
Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, v. 6, n. 2, p. 94-127, Maio-Agosto, 2013. 34 página(s).
Palavras-chave:
Empreendedor , Empresa , Mercado , Oportunidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O presente artigo objetiva descrever as dimensões que caracterizam as oportunidades para os micro e pequenos empreendedores do município de Mossoró (RN). O Empreendedor é o principal responsável pela identificação de uma oportunidade favorável no meio dos negócios. Assim, faz-se necessário um estudo do agente da mudança como um identificador de ocasiões ideais para o início de um empreendimento. A identificação de uma oportunidade adequada é essencial para a consolidação de um negócio perante o mercado. A metodologia, então, foi suportada por uma abordagem qualitativa por meio de um estudo de caso, e a amostra foi selecionada de modo aleatório, onde foram realizadas diversas entrevistas semi estrutura das com os micros e pequenos empreendedores, de vários setores comerciais. Entre os principais resultados, tem-se que um produto inovador é importante para a consolidação perante o cliente, e que a relação íntima com o negócio é necessária para o sucesso. Além disso, os entrevistados também indicaram que a afinidade e o conhecimento na área de atuação são fundamentais para o sucesso do empreendimento. Portanto, conclui-se que a oportunidade ideal surge, sob a ótica dos micro e pequenos empreendedores, como um momento em que a inovação possa ser determinante para o êxito da empresa.