ID: 59859
Autoria:
Flavia Obara Kai, Mariane Lemos Lourenço, Camilla Fernandes.
Fonte:
Administração: Ensino e Pesquisa, v. 21, n. 3, p. 385-424, Setembro-Dezembro, 2020. 40 página(s).
Palavras-chave:
Cultura organizacional , Envelhecimento no trabalho , Trabalho docente
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O envelhecimento populacional é um dos fenômenos mais significativos no século XXI e tal fenômeno traz consigo importantes impactos de longo alcance à sociedade e às organizações. As organizações e a sociedade enfrentam desafios com o aumento e permanência dos indivíduos no trabalho e esses reflexos podem ser percebidos na cultura organizacional. A cultura organizacional e seus elementos também estão presentes no ambiente acadêmico, composto por múltiplas interações sociais. Este estudo tem como objetivo identificar e analisar os significados que os elementos da cultura organizacional têm para os docentes do ensino superior no processo de envelhecer enquanto professores de IES públicas e privadas. Para isso, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com docentes de uma instituição pública e uma privada e os dados foram analisados pela estratégia de estudo de casos comparativos. Os resultados apontam que os elementos da cultura organizacional como valores, normas, regras, comunicação, ritos, rituais, cerimônias e crenças se diferenciam entre a IES pú- blica, e a IES privada, e, os elementos heróis e mitos; estórias, sagas e tabus demonstram similaridades nas instituições. Além disso, os elementos indicam particularidades e o despreparo das IES pesquisadas diante do fenômeno do envelhecimento no trabalho docente.