ID: 69209
Autoria:
Flaviana da Costa Lopes Barbosa, Caritsa Scartaty Moreira, Jocykleber Meireles de Souza, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Camilla Araújo Amaral Duarte.
Fonte:
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 22, n. 52, p. 14-25, Setembro-Dezembro, 2022. 12 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho acadêmico , Reações emocionais , Teoria atribucional causal
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente estudo tem por objetivo analisar os fatores de causalidade atribuídos pelos discentes de Ciências Contábeis para explicar o desempenho acadêmico à luz da Teoria Atribucional Causal, assim, como as reações emocionais derivadas. A unidade de análise foi os estudantes do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Semi-Árido (UFERSA) campus Mossoró. Para tanto, os dados foram obtidos por meio de questionário composto por questões abertas e fechadas, aplicadas à 155 discentes distribuídos do 1° ao 9° período. Assim, para a análise das questões fechadas, os dados foram tabulados e, posteriormente, procedeu-se com análise da estatística descritiva. Já em relação às questões abertas, os dados foram transcritos para arquivo digital e, em seguida, procedeu-se com a análise de conteúdo por meio do software Atlas.ti®. Em síntese, os resultados apontaram que os discentes consideram que o desempenho acadêmico é influenciado por uma diversidade de fatores internos e externos ao discente, com destaque para as atribuições causais internas, como o “interesse pelo estudo” e o “esforço”, e para as causas atribucionais externas, como o “método de ensino do professor” e a “infraestrutura da universidade”. Além disso, constatou-se que a maioria dos discentes (94,84%) acreditam que as causas atribuídas, sejam elas internas ou externas, ocasionam reações emocionais.