ID: 52381
Autoria:
Ana Jeniffer Rebouças Maia, Francisca Everlene Nogueira Pessoa, Emanoel Mamede Sousa da Silva, Márcia Martins Mendes De Luca, Alessandra Carvalho de Vasconcelos.
Fonte:
Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 4, p. 89-107, Outubro-Dezembro, 2018. 19 página(s).
Palavras-chave:
Desempenho empresarial , Reputação , Reputação pessoal , Teoria da agência , Teoria da economia dos custos de transação
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo investiga a relação entre a reputação de líderes e o desempenho, sob quatro dimensões (inovadora, internacional, operacional e de mercado), nas companhias abertas brasileiras. Para tanto, a pesquisa descritiva, quantitativa e documental, reúne uma amostra de 34 empresas cujos líderes participaram do ranking Merco Líderes 2016. Foram aplicados testes de diferenças entre médias, correlação de Spearman e regressão linear múltipla. Os resultados indicam que há diferença entre o desempenho de mercado nas empresas com líderes de maior reputação e o daquelas com líderes de menor reputação. Ressalta-se que, à luz da Teoria da Economia dos Custos de Transação e da Teoria da Agência, a reputação do gestor, percebida pelos stakeholders, ajuda a reduzir os custos de transação e de agência, podendo, portanto, influenciar o desempenho empresarial. Entretanto, contrariando as teorias adotadas no estudo, conclui-se que a reputação dos líderes não é capaz de influenciar o desempenho multidimensional das empresas.