ID: 45926
Autoria:
Paulo Gustavo da Silva, Afrânio Galdino de Araújo, Larissa Mayara da Silva Damasceno, Francisco Antonio Serralvo.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 15, n. 3, p. 42-58, Julho-Setembro, 2017. 17 página(s).
Palavras-chave:
Decisores , Estratégia , Formulação , Mudança , Pensamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo do presente trabalho é constatar se há relação entre o pensamento, formulação e mudança estratégica e o nível acadêmico, hierárquico e tempo no cargo dos decisores da CAERN (Companhia de Água e Esgotos do Rio Grande do Norte). A abordagem teórica é realizada com os seguintes pontos: O processo de formação da estratégia (Pensamento estratégico; Formulação da estratégia; Mudança estratégica). O estudo é de caráter exploratório descritivo. O universo da pesquisa, realizada em caráter censitário, foi constituído por 75 gestores dos seguintes níveis hierárquicos: gerente, chefe de seção e coordenador .Para a tabulação e análise dos dados, utilizou-se um programa estatístico em que foi adotada a técnica de análise fatorial, e verificou-se a confiabilidade da escala de Likert utilizada no questionário através do teste Alfa de Cronbach e análise de Spearman a fim de constatar a correlação das variáveis e proporcionar uma abordagem quantitativa à pesquisa. Na análise dos resultados, constatou-se que, das hipóteses levantadas, apenas uma foi confirmada: Há correlação entre a formulação estratégica e o nível acadêmico dos decisores. Sendo assim, conclui-se que o nível de formação acadêmica influencia para que o gestor opte pela adoção estratégias planejadas em vez de emergentes (sem -planejamento).