ID: 53101
Autoria:
Júlio César Costa Júnior, Paulo Marcelo Bechara Carvalho Filho, Taciana Barros Jerônimo, Francisco Vicente Sales Melo.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 18, n. 1, p. 132-146, Janeiro-Março, 2019. 15 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do consumidor , Contaminação , Produtos usados
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: O objetivo deste trabalho foi confirmar a ocorrência do fenômeno da contaminação de um item pelo seu proprietário, em uma perspectiva antropológica. Também, buscou-se investigar a influência deste e de outros elementos, como a consciência no consumo e a renda, sobre a propensão do indivíduo à compra de produtos usados. RELEVÂNCIA: Apesar da popularidade da compra de usados por meio de plataformas virtuais e das consequências positivas para o bem estar do consumidor, as motivações que levam a este comportamento parecem pouco definidas. Outrossim, há barreiras relacionadas à aquisição destes itens que transcendem a racionalidade e lógica quanto ao comportamento de compra. MÉTODO: Foi realizada uma investigação quantitativa com survey eletrônico aplicado à amostra do tipo conveniência. Os dados coletados foram analisados por meio de testes estatísticos descritivos, correlacionais, análise fatorial exploratória, ANOVA de um fator e testes GLM (General Linear Model). CONTRIBUIÇÕES TEÓRICAS/METODOLÓGICAS: As principais contribuições acadêmicas da pesquisa concernem a constatação da existência do fenômeno da contaminação e ao desenvolvimento de um instrumento para mensurar este construto. RESULTADOS: Os resultados encontrados confirmam a existência do fenômeno da contaminação, em uma perspectiva antropológica, e a hipótese genérica de um consumidor maximizador de valor cuja atitude positiva para o consumo consciente não costuma resultar em comportamentos condizentes. No entanto, em desacordo com outras pesquisas, verificou-se que a predisposição à compra de produtos usados não está associada significativamente à renda.