ID: 56875
Autoria:
Frederico Cesar Mafra Pereira, Ricardo Vinícius Dias Jordão, Nancy Rosa Matos, Aulus Vinícius de Almeida.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 18, n. 3, p. 460-481, Julho-Setembro, 2019. 22 página(s).
Palavras-chave:
Auditoria e Gestão da Inovação , Grau de Maturidade em Inovação , Hexágono da Inovação para SMEs , Micro , Pequenas e Médias Empresas (SMEs)
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
'Objetivo do estudo': Analisar o grau de gestão da inovação e propor modelo de maturidade para SMEs brasileiras. 'Metodologia/abordagem': Estudo comparativo de casos de abordagem quantitativa e qualitativa, descritiva e aplicada, para SMEs brasileiras; utilizados os métodos dedutivo e indutivo e a triangulação de dados para análise e proposição do modelo. 'Originalidade/Relevância': Desafio de se compreender, em profundidade, os fatores críticos e os relacionamentos entre a inovação, o desempenho e a competitividade das SMEs, importantes para sua sobrevivência, crescimento e desenvolvimento, especialmente em economias emergentes como a brasileira. 'Principais resultados': (i) a despeito das dificuldades práticas de gestão da inovação e da ausência de uma estratégia formal em algumas SMEs para incentivar e suportar os processos inovativos, essas se relacionam direta e indiretamente com o desempenho e a competitividade dessas empresas; (ii) o grau de maturidade da inovação é i nfluenciado pelas características das SMEs e de seus gestores, e a auditoria e a gestão da inovação ampliam a sua capacidade de sobrevivência, crescimento e desenvolvimento empresarial.
'Contribuições teóricas/metodológicas': (i) teóricas, ao colaborar para preencher a lacuna supramencionada e ampliar o conhecimento sobre o tema no âmbito das SMEs; (ii) aplicadas, ao propor um framework específico para auditoria e aferição do grau de maturidade da inovação em SMEs, a partir de referencial validado pela literatura internacional. 'Contribuições sociais / para a gestão': O modelo proposto traz contribuições gerenciais por refinar a práxis das SMEs quanto à gestão da inovação, oferecendo a empresas em situações similares uma oportunidade de benchmarking competitivo.