ID: 60309
Autoria:
Edson Roberto Scharf, Giancarlo Gomes, Nikolas Konzgen Huck.
Fonte:
Revista Brasileira de Marketing, v. 19, n. 4, p. 809-837, Outubro-Dezembro, 2020. 29 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação interna , Cooperativa de crédito , Liderança , Marketing Interno , Sistemas de informação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Objetivo: Analisar iniciativas de Marketing Interno de uma cooperativa de crédito brasileira, na visão dos seus colaboradores. Método: Foi aplicada pesquisa quantitativa (911 indivíduos), de caráter descritivo, com uso de modelagem de equações estruturais e de corte transversal, com instrumento baseado em Dessler (2006), Lings e Greenley (2005), Tortosa, Moliner e Sánchez (2009) e Park e Tran (2018). Originalidade/Relevância: O estudo de aspectos específicos do Marketing Interno (comunicação, liderança e sistemas de informação) é novo no contexto do Marketing. Trabalhos anteriores se concentraram basicamente em comunicação, pois satisfaz a necessidade mais visível das atividades de Marketing nas organizações quanto ao tema. Resultados: Os resultados indicaram que há contribuição efetiva da comunicação interna nos objetivos organizacionais, e que o processo de comunicação e liderança exerce funções determinantes nestes objetivos. No entanto, houve identificação de que os sistemas de tecnologia da informação, adquiridos para facilitar o processo de comunicação da organização, exercem influência negativa na comunicação interna e seus objetivos. Contribuições teórico-metodológicas: Este trabalho contribui para a literatura de Marketing, abordando elementos do processo de Marketing Interno pouco estudados até o momento. Contribuições sociais/gerenciais: Para fins gerenciais, os resultados permitem tomada de decisões sobre comunicação interna ajustada às gerações, principalmente a Y.