ID: 44586
Autoria:
Gustavo da Rosa Borges, Jonas Petry.
Fonte:
PODIUM Sport, Leisure and Tourism Review, v. 5, n. 3, p. 60-74, Setembro-Dezembro, 2016. 15 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do torcedor , Desempenho do time , Quantidade de torcedores no estádio
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Clubes de futebol atualmente possuem diversas formas de arrecadação. Uma delas, e talvez a mais tradicional, é a bilheteria, que representa quanto o clube arrecada em vendas de ingressos. Diante dessa importância, diversos clubes têm trabalhado visando ao aumento no número de torcedores em seus jogos, objetivando, principalmente, a obtenção de uma maior receita. A teoria tem apontado alguns determinantes que influenciam na presença do torcedor no estádio, e entre eles está o desempenho do time, mais especificamente os resultados em partidas anteriores. Embora essa seja uma afirmação teórica, percebeu-se uma carência de trabalhos que buscaram mensurar, na prática, se de fato o desempenho do time do campeonato em partidas anteriores influencia na quantidade de torcedores no estádio. Buscando preencher essa lacuna, o presente estudo investigou se o desempenho em partidas anteriores influencia no público de jogos de clubes da Série B do campeonato Brasileiro de 2013. Analisando os relatórios de público divulgados no site da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e comparando com a colocação dos clubes no campeonato por meio de regressão, constatouse que a colocação do clube (desempenho da equipe) não influencia na quantidade de torcedores na maioria dos clubes investigados. Constatou-se, ainda, por meio de Teste-T, que, para a maioria dos clubes, existe diferença de público quando seu clube recebe um grande adversário em comparação a adversários similares. A principal contribuição científica aponta para o fato de que o desempenho da equipe não é suficiente para ocasionar maior número de torcedores no estádio, por outro lado, um grande adversário, sim. Como contribuição prática, sugere-se aos clubes que não confiem plenamente no desempenho do seu clube para atrair torcedores, o caminho mais lógico parece ser envolver mais os torcedores.