ID: 49077
Autoria:
Caroline Rocha da Silva Galatoli, Hélio Arthur Reis Irigaray.
Fonte:
Revista Economia & Gestão, v. 17, n. 48, p. 62-81, Setembro-Dezembro, 2017. 20 página(s).
Palavras-chave:
Discriminação , Equidade de gênero , Feminismo , Sexismo
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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O objetivo deste trabalho foi de explorar de que maneira a discriminação por gênero é percebida por estudantes mulheres de universidades brasileiras. Espera-se contribuir o debate acerca da equidade de gênero, especificamente sobre o fenômeno de teto de vidro, explorando a lacuna entre as mulheres na universidade e as que ocupam o mercado de trabalho. Foram realizadas entrevistas com 33 estudantes universitárias de quatro universidades no Rio de Janeiro. As entrevistas foram transcritas e submetidas à análise de discurso. Foi evidenciado que a discriminação ocorre tanto por professores quanto alunos, dentro das salas de aula, grupos informais e jogos universitários. O modelo de referência citado pelas entrevistadas de ambas as universidades apresenta características neutras em relação a tipologia de gênero descrita na literatura. Isso implica no começo de uma mudança de paradigma, já que previamente o mercado de trabalho tem favorecido a seleção de atributos considerados masculinos como a instrumentalidade. Ao invés disso, os atributos valorizados pelas entrevistadas foram ética e justiça, por exemplo. Considerando que as universidades refletem a sociedade onde atuam, os gestores devem começar a se atentar ao que realmente é promovido nas escolas de administração, entendendo a lacuna entre o discurso e a realidade.