ID: 47928
Autoria:
Izel Aparecida Molinete, Rebeca de Moraes Ribeiro de Barcellos, Helena Kuerten de Salles.
Fonte:
Revista de Gestão Social e Ambiental, v. 11, n. Ed. Especial, p. 6-22, Dezembro, 2017. 17 página(s).
Palavras-chave:
Análise crítica do discurso , Atributos de gênero , Gênero , Gestão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Em um contexto de divisão sexual do trabalho e de naturalização da atribuição de determinadas tarefas às mulheres e outras aos homens, a diferenciação entre os gêneros é produzida e reproduzida pelo que Lauretis (1994) chamou de tecnologias de gênero. No campo dos Estudos Organizacionais, entendemos que os livros e revistas de consumo rápido produzidos pela mídia de negócios, a chamada literatura pop management, é uma destas tecnologias. Considerando a Análise Crítica do Discurso uma abordagem que pode contribuir para a discussão sobre discursos sexistas, relações de poder e/ou exclusão social o objetivo deste trabalho foi evidenciar e compreender como são representados e, portanto, produzidos e reproduzidos, os gêneros masculino e feminino em posições de gestão por reportagens de capa da Revista Voce SA. publicadas nos últimos cinco anos. Nossa análise, destaca que os textos reforçam os estereótipos dominantes de gênero. Com base no conceito de tecnologia de gênero, observamos que as reportagens da revista constroem gênero ao retratar o gestor e a gestora com atributos masculino e feminino, respectivamente, definindo-os e diferenciando-os como mulher e homem. São as marcas sociais, definidas pelos atributos construídos no discurso da revista, que posicionam estas pessoas como gestora mulher e gestor homem. As representações estereotipadas destas pessoas detêm a força de se estabelecer como limitadores sobre as escolhas e possibilidades de ação social dos indivíduos ao conferir uma aparência de normatividade à gestão sob a perspectiva do gênero, uma vez que os discursos construídos por esta literatura contribuem para a disseminação de ideias e práticas gerenciais entre os praticantes e nas organizações.