ID: 1157
Autoria:
Andrea Kaliany da Costa Lima, Marcos Antonio Bezerra, Ana Karina dos Santos Souza Queiroz, Hudson do Vale de Oliveira, Alan Martins de Oliveira.
Fonte:
RAUnP - Revista Eletrônica do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Potiguar, v. 2, n. 2, p. 6-17, Abril-Setembro, 2010. 12 página(s).
Palavras-chave:
Produção científica , Produtividade , Professor doutor
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As IESs do país, têm enfrentado uma intensa necessidade de promover produção científica, como exigências dos órgãos fomentadores de pesquisa. A preocupação com a produção/geração de conhecimento está cada vez mais crescente no meio acadêmico, inclusive como critério de qualidade. Com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN esta preocupação não é diferente. Porém, o produto mais desejável de uma pesquisa é o conhecimento novo. Objetivou-se analisar a produtividade das pesquisas desenvolvidas pelos professores doutores da UERN no triênio 2005 – 2008. Coletou-se dados por meio da verificação dos currículos destes disponíveis na Plataforma Lattes, do site do CNPq. A produção científica dos doutores da UERN, é modesta em relação aos quesitos de publicação de artigos em periódicos, anais de eventos, autoria de livros e de capítulos. A UERN tem um quadro de docentes que, em sua maioria, tem buscado aumentar sua qualificação profissional, no entanto, a cultura da produtividade científica ainda não está totalmente estabelecida na realidade local, possivelmente influenciado, entre outros fatores, pela limitada infraestrutura para desenvolvimento de pesquisas, número pequeno de cursos de mestrado e inexistência de cursos de doutorado.