ID: 31632
Autoria:
Igor de Jesus Lobato Pompeu Gammarano, Emílio José Montero Arruda Filho.
Fonte:
Innovation and Management Review, v. 11, n. 2, p. 89-110, Abril-Junho, 2014. 22 página(s).
Palavras-chave:
Comportamento do Consumidor , Inovação , Netnografia , Produtos Integrados
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O artigo apresenta uma análise sobre o comportamento do consumidor de inovações tecnologicas, a partir de uma abordagem qualitativa, focando consumidores de cinco países latino-americanos (Argentina, Chile, Colômbia, México e Brasil) como base referencial geográfica. O principio norteador da pesquisa foi avaliar quais fatores permeiam o processo de consumo e adoção de tecnologias inovadoras pelos consumidores presentes nos países pesquisados. Utilizou-se a netnografia como fundamento metodológico para coletar e analisar as informações extraídas dos comentários postados no cyber espaço. Foram comparadas as características e preferências de consumo e desejo dos consumidores, com o intuito de entender quais elementos estão envolvidos no processo de adoção de tecnologias inovadoras, realizando assim, uma pesquisa Cross-Cultural. Os resultados indicaram que para os seis tipos de consumidores encontrados nos cinco países pesquisados, os mesmos apresentam semelhanças com relação aos valores de consumo, apontando que nestes países, o comportamento de consumo dos usuários de tecnologias inovadoras não é afetado pela cultura da região.