ID: 38457
Autoria:
Ilan Avrichir, Gabriel Vouga Chueke.
Fonte:
Revista Ciências Administrativas, v. 17, n. 3, p. 728-767, Setembro-Dezembro, 2011. 40 página(s).
Palavras-chave:
Aglomerado de Cachoeiro de Itapemirim , Competitividade de Indústrias Brasileira , Estudo de Caso , Exportação , Pequena e Média Empresa
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo central deste artigo consiste em verificar a influência de três grupos de fatores determinantes: (i) ambientais, (ii) organizacionais e (iii) gerenciais das estratégias de marketing/exportação de empresas do setor de rochas ornamentais de um país emergente, o Brasil. Para alcance do objetivo proposto, realizamos uma investigação com três empresas mineradoras, em diferentes estágios de internacionalização, da região de Cachoeiro de Itapemirim, principal pólo extrator e beneficiador de granito do Estado do Espírito Santo, no sudeste do Brasil, de onde se originam cerca de 60% das exportações de rochas ornamentais do país, que atingiram mais de US$ 959,1 milhões em 2010, correspondendo a um crescimento de 32,4%, se comparado ao ano anterior. Para tanto, foi conduzida uma pesquisa de caráter qualitativo através do método de estudo de caso múltiplo, contando com diversas fontes de evidência, e coerente com as recomendações de Eisenhardt (1989). Por conseguinte, identificamos as categorias de fatores que influenciam as estratégias de marketing/exportação das empresas foco deste estudo. Posteriormente, foram confeccionados os casos individuais e realizada a análise intra- e inter-casos, buscando-se identificar semelhanças e diferenças entre as empresas estudadas. Nessa etapa, foram usadas as dimensões sugeridas pela revisão de literatura. Finalmente, confrontamos os resultados obtidos com os resultados existentes em outros estudos. Destarte, procuramos aumentar a validade interna dos resultados e enriquecer o nível conceitual da pesquisa em questão. Como conclusão, observamos que, quando comparado a estudos internacionais, existem semelhanças e diferenças na análise dos fatores determinantes das estratégias de marketing/exportação das empresas de Cachoeiro de Itapemirim (Brasil), pertencentes ao setor primário. Deste modo, sugerimos que mais pesquisas sejam realizadas no contexto de países emergentes, na busca por possíveis generalizações.