ID: 50488
Autoria:
Alessandra Cassol, Bruna Fabiana Dummer Novakowsk, Graciele Tonial, Inocencia Boita Dalbosco.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 10, n. 3, p. 55-78, Setembro-Dezembro, 2017. 24 página(s).
Palavras-chave:
Estratégias Internacionais , Internacionalização , Pequenas e Médias Empresas (PMEs) , Pesquisa Qualitativa
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A internacionalização tem configurado-se como uma estratégia empresarial para as pequenas e médias empresas (PMEs) na busca de uma maior competitividade organizacional. Pretende-se neste estudo compreender as estratégias, adotadas pelas pequenas e médias empresas para a internacionalização. As PMEs possuem uma notável relevância no contexto econômico e social de SC, sendo responsáveis por 60% do PIB do estado. Buscando compreender este universo realizou-se uma pesquisa qualitativa, pautada no estudo de casos múltiplos, em que a coleta de dados ocorreu por meio de entrevista semiestruturada e os dados foram analisados a partir da técnica de análise do conteúdo. A amostra foi composta por três empresas caracterizadas como pequenas e médias, participantes do Programa Exporta/SC, projeto realizado por intermédio do Sebrae. Os resultados da pesquisa reforçam o debate de fatores tangíveis e intangíveis que definem o processo de decisão da internacionalização das PME´s do Oeste de SC. Grande parte dos estudos empíricos sobre internacionalização tem sido abordado o fenômeno da em ambientes de países desenvolvidos, no entanto observa-se um crescente interesse na investigação deste fenômeno em países menos desenvolvidos, mas os estudos ainda são limitados. Esta pesquisa pretende preencher esta lacuna, primeiramente por concentrar-se na internacionalização de casos de empresas de um país em desenvolvimento, segundo porque fornece-se indícios empíricos sobre as estratégias utilizadas para buscar a internacionalização.