ID: 67105
Autoria:
Andréa Fraga Dias Campos, Marlusa de Sevilha Gosling, Iury Teixeira de Sevilha Gosling.
Fonte:
Marketing & Tourism Review, v. 7, n. 1, p. 1-23, Janeiro-Julho, 2022. 23 página(s).
Palavras-chave:
Ciência da informação , Marketing , Marketing de Serviços , Unidades de Informação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Diante das significativas mudanças trazidas pelos avanços tecnológicos, o conhecimento sobre Marketing de Serviços surge como fator para a melhoria do atendimento às necessidades dos usuários da informação e a adaptação às exigências dos “novos tempos”. Dessa forma, tem-se como objetivo identificar de que forma o Marketing de serviços pode contribuir para a qualidade dos serviços prestados em Unidades de Informação. Para tal, tem se como objetivo específico apresentar os 8 P´s do Marketing de Serviços, preço, produto, praça e promoção, processos, paisagem de serviço, pessoas e produtividade, como diretrizes de melhoria. Esta pesquisa tem abordagem qualitativa e constitui-se como uma Revisão de Literatura, a partir de um protocolo de pesquisa em busca de estudos que contribuam para a discussão dos objetivos delineados, primando pelo rigor e replicabilidade metodológica. A busca por estudos se deu por meio de pesquisa no Portal de Periódicos da Capes resultando inicialmente em quarenta e sete artigos, que, após a aplicação dos filtros, leitura dos títulos e resumos, assim como leitura na íntegra restou em seis artigos que foram organizados em tabela e sintetizados em uma discussão com autores basilares do Marketing de Serviços. Concluiu-se que o Marketing de Serviço apresenta estratégias que podem contribuir para a melhoria dos serviços oferecidos pelas Unidades de Informação, norteadas pelas dimensões de produto, praça, preço, promoção, paisagem de serviço, processos, pessoas e produtividade em atendimento às necessidades de seus usuários. Agradecemos à Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais pelo financiamento à pesquisadora bolsista em nível de Mestrado.