ID: 39824
Autoria:
Ivan Carlin Passos, Edgard Bruno Cornacchione Júnior, Luiz Eduardo Gaio, Juliana Sampaio Mori.
Fonte:
Contabilidade Vista & Revista, v. 26, n. 3, p. 25-48, Setembro-Dezembro, 2015. 24 página(s).
Palavras-chave:
Contabilidade – Estudo e ensino , Métodos de ensino , Raciocínio
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Tendo em vista a demanda do mercado e da nova lei das Sociedades Anônimas, as quais exigem um perfil de profissional da área de negócios com maior nível de raciocínio crítico e capacidade de julgamento, o objetivo geral da presente pesquisa foi analisar e avaliar empiricamente a efetividade do modelo de raciocínio crítico de Richard Paul no desenvolvimento de habilidades para pensar criticamente sobre contabilidade, em alunos de graduação em Ciências Contábeis da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP). Para tanto, foi utilizado um quase-experimento na instituição durante o segundo semestre de 2010, tendo uma abordagem geral (quatro intervenções de 30 minutos) de aplicação do modelo com o monitoramento da classe. Na pesquisa, os participantes preencheram dois instrumentos de avaliação: um aplicado no início e no final do semestre, o qual avaliou habilidades (Ennis Weir Critical Thinkings Essay Test – EWCTET) de raciocínio crítico; outro, uma pesquisa demográfica aplicada no final do semestre. Além de análises descritivas das amostras, foi aplicada a análise de covariância (ANCOVA) utilizando os pré-testes como covariáveis. Nos resultados não foi constatado efeito significativo do modelo instrucional no desenvolvimento de habilidades de raciocínio crítico, contrariando assim, resultados de estudos anteriores (REED, 1998 e ABRAMI et al., 2008). Para futuras pesquisas, recomenda-se a aplicação do modelo em cursos de graduação ou pós-graduação da área contábil em diferentes abordagens e com maior intensificação das intervenções na turma experimento.