ID: 38143
Autoria:
Ricardo Limongi França Coelho, Jaquelyne Resende de Miranda, Altair Camargo Filho, Maria Salete Batista Freitag, Marcos Inacio Severo de Almeida.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 4, n. 2, p. 219-250, Maio-Agosto, 2015. 32 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Gerencial , Marketing , Marketing Empreendedor , Método Misto , MPE
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A literatura acerca de marketing empreendedor apresenta como o marketing pode contribuir na gestão das micro e pequenas empresas (MPEs) (CARSON, 1990; STOKES, 2000). Dessa forma, este estudo identificou as estratégias da gestão de marketing em MPEs a partir da aprendizagem dos gerentes-proprietários de 40 empresas localizadas em Goiânia e região metropolitana. A análise de dados ocorreu por meio da análise de discurso e a análise de conglomerados. Foi identificado que a aprendizagem dos gerentesproprietários ocorre por meio da observação da dinâmica do mercado e por meio de experiências realizadas no cotidiano. Concluiu-se, ainda, que os aspectos como o relacionamento, comunicação boca a boca e o diálogo com o cliente são praticados nas MPEs sem a consciência de serem ações de marketing sistematizadas.