ID: 51416
Autoria:
Cristiana Fernandes de Muylder, Jefferson Lopes La Falce, Maxwell Domiciano Rodrigues.
Fonte:
Revista Ibero-Americana de Estratégia, v. 17, n. 4, p. 38-54, Outubro-Dezembro, 2018. 17 página(s).
Palavras-chave:
Competitividade , Desempenho , Estratégia , Inovação , Setor de Telecomunicações
Tipo de documento: Artigo (Português)
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OBJETIVO: O objetivo deste trabalho consiste em analisar a competitividade e o desempenho do setor de telecomunicações brasileiro no período que antecedeu o processo da privatização findo no ano de 2013. MÉTODO: Esta pesquisa utilizou dados secundários referentes ao setor de telecomunicações brasileiro no período de 1998 a 2013, com o intuito de analisar os indicadores de competitividade do setor e se fundamenta no estudo realizado por Ferraz et al. (1997), também verificados por De Muÿlder (2004), na qual os resultados foram agrupados nos grupos de fatores empresariais, estruturais e sistêmicos. ORIGINALIDADE/RELEVÂNCIA: Explicitar indicadores pode apoiar estratégias e sugerir novos rumos para o setor como um todo é muito relevante uma vez que estudos aplicados sobre desempenho e competitividade de setores econômicos auxilia na condução de políticas públicas e setoriais (Sousa, Vasconcellos, 2000; De Muylder, 2004; Cardoso, 2012; Silva, 2007, Silva et al.,2016; Magro, Silva e Klann, 2017). RESULTADOS: As transformações observadas ao longo dos anos estudados permitiram verificar que as características atuais do setor e das empresas impulsionaram as mudanças que continuam a acontecer, embora já se possa evidenciar que se trata de um setor com uma gama de serviços diferenciados de benefícios para aumentar o valor agregado da oferta de empresas face ao número de concorrentes. CONTRIBUIÇÃO TEÓRICA OU METODOLÓGICA: A discussão sobre indicadores de competitividade e desempenho a partir de modelo empírico, focando a expansão e participação no mercado é uma contribuição teórica que foi indicada por Fajnzylber (1988) primordialmente por incluir o fator social e conceitos como eficiência e eficácia, o preço e a qualidade (Coutinho; Ferraz, 1994).