ID: 66772
Autoria:
Jenilson Fernandes de Lima, Caritsa Scartaty Moreira, Annandy Raquel Pereira da Silva, Ítalo Carlos Soares do Nascimento, Geison Calyo Varela de Melo.
Fonte:
Contexto - Revista do Programa de Pós-Graduação em Controladoria e Contabilidade da UFRGS, v. 22, n. 50, p. 34-47, Janeiro-Abril, 2022. 14 página(s).
Palavras-chave:
Auditoria Externa , Discentes de Ciências Contábeis , Gestores , Terceiro Setor
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
Objetivou-se analisar a percepção dos discentes de ciências contábeis e dos gestores de organizações do terceiro setor sobre a aplicação da auditoria externa nessas organizações. A análise fatorial indicou a formação de três constructos que juntos explicam 63,486% da variabilidade total dos dados originais, sendo o primeiro composto pelas assertivas de funcionalidades da auditoria externa; o segundo pelas assertivas da transparência e confiabilidade da auditoria externa e o terceiro com a aglutinação das assertivas que tratam a auditoria externa como redutora de erros e fraudes. Com a análise descritiva dos dados, verificou-se que não existem diferenças significativas de médias entre os discentes e gestores quanto ao grau de confiabilidade em relação à auditoria externa, indicando, também, um desvio padrão baixo entre os fatores e assim apontando para um alto grau de confiabilidade e transparência na auditoria externa por parte dos respondentes.