ID: 69486
Autoria:
Jorge Moreira de Melo, Caritsa Scartaty Moreira.
Fonte:
Revista de Contabilidade e Controladoria, v. 13, n. 2, p. 151-169, Maio-Agosto, 2021. 19 página(s).
Palavras-chave:
Ciências Contábeis , Educação financeira , Variáveis sociodemográficas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este estudo teve por objetivo verificar o nível de educação financeira dos alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis. Para tanto, realizouse uma pesquisa com 147 discentes dos períodos iniciais e finais do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal Rural do Semi-Ámido (UFERSA). Com base nas respostas, os dados foram analisados por meio de técnicas de estatística descritiva, e as médias submetidas ao teste t de Student e Anova, para então apurar a ocorrência de diferenças significas dentre os grupos formados pela fase de graduação e conforme suas caraterísticas sociodemográficas. Os resultados demostraram que embora os alunos tenham melhores resultados ao concluírem o curso de Ciências Contábeis, permaneceram com nível intermediário de conhecimentos financeiros, assim como ocorre com os alunos iniciantes. Ademais, os testes indicaram que, em média, a idade e a ocupação profissional também aperfeiçoam as competências financeiras, tornando-se possível inferir que a evolução do nível de conhecimento financeiro dos concluintes não foi exclusivamente pelo curso. Em termos teóricos, tais achados contribuem para traçar um diagnóstico da atual situação da alfabetização financeira no âmbito universitário, proporcionando novas pesquisas, debates, estudos e atividades para aperfeiçoar o domínio em finanças. Já termos práticos, uma vez implementadas as ações de melhoria, o egresso do curso de graduação poderá usar os conhecimentos tanto para organizar sua vida financeira pessoal, assim como na sua atuação profissional no mercado, haja vista o conhecimento desenvolvido nos controles e análises financeiras praticados.