ID: 49350
Autoria:
Jorgete Freire de Carvalho, Douglas Wegner, Heron Sérgio Moreira Begnis, José Antônio Valle Antunes Júnior.
Fonte:
Revista de Empreendedorismo e Gestão de Pequenas Empresas, v. 7, n. 1, p. 35-70, Janeiro-Abril, 2018. 36 página(s).
Palavras-chave:
Estratégia de Crescimento , Estudo de Caso , Intercooperação , Redes de Pequenas Empresas , Redes Interorganizacionais
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A formação de redes interorganizacionais pode ser considerada a primeira onda de cooperação entre pequenas empresas. Recentemente, um novo movimento vem tomando forma por meio de estratégias de intercooperação, como parcerias e alianças entre redes de empresas. Com base nesse contexto, o objetivo deste estudo é explorar e compreender os antecedentes, etapas de desenvolvimento e os resultados da formação de uma parceria entre redes de empresas, usando como base a Teoria da Dependência de Recursos. Realizou-se um estudo de caso único com uma rede de supermercados formada a partir da cooperação de oito outras redes, no estado do Ceará. As evidências apontam para três antecedentes que explicam a opção pela estratégia de intercooperação e quatro principais resultados alcançados por meio dessa estratégia. Além disso, o caso estudado revelou as etapas seguidas pelas redes para implementar a estratégia de intercooperação: identificação e seleção de parceiros, alinhamento de interesses e estabelecimento de compromissos, articulação de estratégia para integração do grupo e a implementação de ajustes e adequações. O estudo contribui para a teoria ao demonstrar como a intercooperação reduz a dependência de recursos das redes de pequenas empresas. Esses resultados são sintetizados em três proposições teóricas que servem como guia para estudos futuros. Do ponto de vista gerencial, o estudo oferece insights sobre como redes interessadas em cooperar com outras redes podem implementar essa estratégia de consolidação.