ID: 9287
Autoria:
Ingridi Bortolaso, Jorge Renato Verschoore, José Antônio Valle Antunes Júnior.
Fonte:
Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 14, n. 45, p. 419-437, Outubro-Dezembro, 2012. 19 página(s).
Palavras-chave:
Cooperação , Estratégias cooperativas , Pequenas e médias empresas , Redes
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A formação de redes visando ao desenvolvimento de cooperação entre
pequenas e médias empresas tem recebido crescente interesse no campo
organizacional. Estudos recentes se dedicaram a compreender a gestão
dessas redes, aprofundando os aspectos coletivos da estrutura, da
coordenação e dos processos, entre outros. Este artigo se insere no
contexto de avanços sobre a gestão da estratégia das redes, buscando
compreender como são desenvolvidas e executadas as estratégias
cooperativas. Assim, seu principal objetivo é avaliar como se encontram
desenvolvidas as estratégias cooperativas nas redes de pequenas e médias
empresas. O estudo tomou como base os pressupostos teóricos da
avaliação de redes propostos por Bortolaso et al. (2010) e abordou
diferentes itens da gestão da estratégia cooperativa nas redes de
pequenas e médias empresas, como: i) a definição dos objetivos
estratégicos comuns; ii) a análise coletiva do ambiente; iii) o
planejamento estratégico da rede; iv) o desdobramento da estratégia em
ações conjuntas; v) o acompanhamento do planejamento estratégico por
meio de reuniões periódicas; e o vi) estabelecimento de indicadores de
desempenho coletivo. Para alcançar o objetivo proposto, a unidade de
análise deste artigo centra-se nas redes de cooperação do Estado do Rio
Grande do Sul, onde já foram estabelecidas mais de 200 redes de pequenas
e médias empresas com o apoio de uma política pública. Para a
realização desse estudo foram visitadas 12 redes, sendo realizadas 60
entrevistas, cinco em cada rede. Por meio dos resultados obtidos com a
avaliação de 12 redes pode-se concluir que as estratégias cooperativas
ainda se encontram em um baixo estágio de desenvolvimento. Entre as
redes avaliadas, apenas quatro estão em um estágio elevado de
desenvolvimento de suas estratégias cooperativas. Com base nesses
resultados, foram feitas análises detalhadas dos sete itens já
mencionados, e ainda foi realizada uma avaliação consolidada sobre o
nível de desenvolvimento da estratégia cooperativa da rede totalizando
oito análises. O artigo ainda aponta caminhos para sua melhoria e
destacando lacunas de conhecimento para futuras pesquisas.