ID: 49298
Autoria:
Samuel Carvalho De Benedicto, Cibele Roberta Sugahara, Cândido Ferreira Silva Filho, José Eduardo Rodrigues Sousa.
Fonte:
Reuna, v. 23, n. 1, p. 20-37, Janeiro-Março, 2018. 18 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação , Comunicação Organizacional , Informação , Teorias da Comunicação
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Este estudo tem como objetivo apresentar a trajetória teórica-conceitual da comunicação nas organizações. Atualmente, os estudos de comunicação utilizam o aporte de diversas disciplinas, assumindo uma natureza interdiciplinar. Geralmente, os objetos comunicativos são recortados e tratados conforme as perspectivas escolhidas entre a fecunda diversidade de olhares. No contexto organizacional, a comunicação tem assumido papel importante no processo de gestão. A comunicação nas organizações deve ser tratada de forma integral, permeando todas as ações organizacionais, viabilizando de maneira permanente a construção de sua cultura e identidade, e marcando um estilo próprio e suas formas de projetar-se exteriormente objetivando a construção de sua imagem. Nesse sentido, as organizações são vistas como unidades coletivas de ação constituídas para atingir fins específicos, e dirigidas por um poder que estabelece uma forma de autoridade que determina o status e o papel de seus membros.A informação no processo de comunicação passa a ser considerada uma variável intermediária entre a comunicação e a organização. A forma como a informação é percebida e interpretada pelos receptores determina a efetivação da comunicação.