ID: 27186
Autoria:
José Silvério Lemos, Rogério Zanon da Silveira, Valézia da Penha Zandonaide Parmagnani.
Fonte:
Revista de Contabilidade do Mestrado em Ciências Contábeis da UERJ, v. 5, n. 1, p. 70-79, Janeiro-Junho, 2000. 10 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este artigo foi inspirado no livro - A Estratégia em Ação, de Roben Kaplan e David Norton. O objetivo é despertar os profissionais de contabilidade sobre a necessidade de se buscar novas ferramentas de avaliação dos resultados da empresa, para suprir as crescentes expectativas dos empresários diante, principalmente, dos processos decorrentes da globalização e das novas tecnologias. Como veremos, o "Balanced Scorecard" é uma ferramenta de avaliação e gestão das empresas que pode auxiliar no atendimento desses propósitos. O sistema se baseia na tese de que a empresa não pode ter sua visão e estratégia de negócios limitadas a somente um objetivo final. Deve ser considerado que qualquer objetivo é consequência de um processo composto de várias etapas, e é para essa cadeia que as atenções devem estar voltadas. O "Balanced Scorecard" complementa as medições baseadas apenas em indicadores financeiros com outros três componentes chamados de perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Deve ser ressaltado que, a medida em que foi sendo utilizado, o Balanced Scorecard deixou de ser um sistema de medição aperfeiçoado para se transformar em um sistema gerencial essencial.