ID: 39146
Autoria:
José Gava Neto, Bruno Henrique Rocha Fernandes, Jurandir Peinado, Luis Gabriel Abravanel dos Santos.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 13, n. 3, p. 154-183, Setembro-Dezembro, 2015. 30 página(s).
Palavras-chave:
competências; desempenho , estratégia
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O presente trabalho examina a relação entre ambiente, estratégias, competências profissionais e o desempenho de empresas de quatro segmentos da indústria de software do Estado do Paraná, sendo que cada segmento se caracteriza por um contexto ambiental específico. De modo particular, o estudo examina como características ambientais associam-se a tipos estratégicos e perfis de competências individuais para geração de desempenho. Assume-se que o ambiente organizacional pode ser classificado segundo seu grau de munificência (abundância ou escassez de recursos), complexidade (quantidade de variáveis intervenientes) e dinamismo (velocidade com que ocorrem as mudanças), e que os gestores das empresas apresentam diferentes níveis de respostas estratégicas, indo das mais ativas e exploratórias (prospectoras) às mais passivas (reativas), com possibilidades intermediárias entre estes extremos (analíticas e defensivas). O trabalho investiga também quais competências profissionais tendem a ser mobilizadas segundo contextos ambientais e estratégias adotadas pelos gestores das empresas, e se algumas combinações dessas estratégias com competências correlacionam-se com desempenho diferenciado. As estratégias das adotadas pelos gestores das empresas foram classificadas de acordo com a tipologia proposta por Miles e Snow (1978). A coleta de dados foi realizada por meio de um questionário estruturado dividido em cinco blocos. Foram analisadas 135 empresas do setor de software paranaense, distribuídas em quatro segmentos de atuação principais, cada qual com diferentes características ambientais. De acordo com a análise dos resultados, verificou-se que o ambiente do setor de software, nos quatro segmentos, caracteriza-se como complexo e previsível, de mercado dinâmico, porém com poucas perspectivas de crescimento, pois há escassez de recursos e nichos em expansão, de acordo com a percepção dos empresários. Para se adaptar a este ambiente a maioria das empresas pesquisadas adota um comportamento estratégico prospector, o qual se mostra também como o mais adotado em cada segmento do setor. Tal comportamento prospector da maioria das empresas pode explicar, de forma recursiva, o dinamismo do mercado: afinal, se a maioria busca agressivamente domínios de produtos e mercados, com novos lançamentos e inovações, é natural que se obtenha um mercado dinâmico.Observou-se ainda que, nos diversos segmentos, empresas prospectivas e analíticas mobilizam em maior intensidade competências profissionais e obtém melhor desempenho; empresas defensivas e reativas evidenciaram uso menos intenso de competências e revelaram pior desempenho.