ID: 67721
Autoria:
Alissa Bilhar, Jandir Pauli, Kenny Basso.
Fonte:
Revista de Administração da Unimep, v. 19, n. 7, p. 296-317, Janeiro-Maio, 2022. 22 página(s).
Palavras-chave:
Airbnb , Consumo Colaborativo , Economia de compartilhamento
Tipo de documento: Artigo (Português)
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A economia de compartilhamento vem sendo amplamente difundida em vários setores da economia como uma nova modalidade de consumo. Sua proposta é que os consumidores percebam o impacto socioambiental dos seus hábitos e estilo de vida, sugerindo uma mudança da forma tradicional de consumo, centrada no indivíduo, para formas sociais que incorporam crenças políticas e identificação social. Em termos gerais, o consumo colaborativo permite o compartilhamento de conhecimentos, cultura local, experiências e interações sociais. Neste trabalho foi analisado o serviço de compartilhamento de residências denominado Airbnb. O Airbnb é um serviço comunitário em que as pessoas disponibilizam suas residências que podem ser alugadas por um preço geralmente abaixo do que os valores praticados por hotéis. Este serviço é um exemplo de consumo colaborativo de bens e serviços, pois disponibiliza uma residência por um tempo determinado, mas que os locatários podem fazer uso do mesmo quantas vezes quiserem ou quando quiserem. O objetivo desta pesquisa foi descrever a relação entre as motivações hedônicas, crenças políticas, identificação social e benefícios econômicos na formação da intenção de uso deste serviço. A pesquisa foi realizada seguindo um método quantitativo, pré-experimental (X O1), com apenas um tratamento e uma observação. Participaram da pesquisa 199 indivíduos brasileiros, em uma amostragem por conveniência, através de um formulário divulgado nas redes sociais. Para a observação das relações entre as dimensões hedônicas, identificação social, benefícios econômicos e crenças políticas foram usadas escalas já validadas e adaptadas de outros estudos. Após a realização dos testes de confiabilidade, a base de dados foi submetida aos procedimentos de análise por meio de regressões múltiplas e de moderação. Os resultados mostram que as motivações hedônicas operam como fator mais relevante para formação da intenção de uso deste serviço. Entretanto, as motivações sociais também estão fortemente ligadas a este estilo de consumo, visto que os respondentes informaram que utilizam o serviço para conhecer pessoas e intensificar trocas sociais. Na mesma direção, as interações interpessoais, bem como o sentimento de estar fazendo bem a outras pessoas também, foram considerados como fatores motivadores para utilizar este serviço. Também foi possível verificar se as crenças políticas apresentaram papel moderador nas relações entre motivação hedônica, motivação social e motivação econômica com a intenção de uso do Airbnb. Entre as contribuições do estudo, destaca-se a possibilidade de avaliar a interação entre as diferentes lógicas de consumo e sua influência na intenção de uso do Airbnb, trazendo luzes para compreender esse fenômeno da sociedade de consumo.