ID: 51591
Autoria:
Kenyth Alves de Freitas, Ricardo Silveira Martins.
Fonte:
Revista de Administração FACES Journal, v. 17, n. 3, p. 8-27, Julho-Setembro, 2018. 20 página(s).
Palavras-chave:
Distribuição , Locais de Compra , Mobilidade Urbana , POF , Varejo
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O crescimento das aglomerações urbanas tem causado restrições à mobilidade de pessoas e cargas, levando os consumidores a reduzirem a propensão a deslocamentos para compras. Sendo assim, o objetivo deste estudo é a busca de evidência de quais ramos de atividade do varejo podem ser apontados como mais sensíveis a volta do consumidor ao comércio local, bem como discutir os impactos da redistribuição espacial desta parte do varejo para a logística de distribuição nas cidades. Para isso, foram utilizados dados secundários das escolhas de locais de compra da base de dados da Pesquisa dos Orçamentos Familiares (POF) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), através de uma pesquisa básica, descritiva e quantitativa. Foram evidenciadas mudanças dos hábitos de compra mais contundentes para alimentos e produtos de higiene pessoal, cosméticos e perfumaria. Quanto mais se compra nos bairros, mais entregas são necessárias, portanto, mais veículos de carga circulando, menos mobilidade das pessoas, e, por conseguinte, menor propensão a deslocarem-se.