ID: 729
Autoria:
Simone Alves, Pedro Ivo Rogedo Costa Dias, Antonio Roberto Ramos Nogueira, Kleber Fossati Figueiredo.
Fonte:
Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 1, n. 2, p. 68-85, Julho-Dezembro, 2011. 18 página(s).
Palavras-chave:
Caso de Ensino , cinematográfica , entretenimento doméstico , indústria , locação online , streaming de vídeos
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
Ver Resumo
O presente caso de ensino aborda um ponto crítico de decisão estratégica da empresa Webfilmes, importante player no mercado brasileiro de locação de filmes. Motivados por clara e gradual mudança nos hábitos de consumo de filmes pelos consumidores, os executivos devem analisar os possíveis caminhos com que se deparam. As novas tecnologias têm a possibilidade de afetar seriamente o modelo de negócios, com o qual a Webfilmes vem trabalhando nos últimos tempos, com relativo sucesso. O caso propõe ao aluno uma visão mais histórica, para embasar suas decisões, analisando as mudanças de tecnologia no mercado de entretenimento, desde o início do século XX, a partir da compreensão da dinâmica de forças desse mercado que, além da dependência e perfil baseados nas tecnologias, possui forte componente regulatório. Acredita-se que o tipo de discussão possibilitada pelo caso seja proveitoso para alunos de disciplinas relacionadas à gestão estratégica de tecnologia, pois tem o foco em aspectos não técnicos do negócio; além disso, recomenda-se sua aplicação para alunos de pós-graduação, por apresentar nível de dificuldade médio.