ID: 52021
Autoria:
Edenise Aparecida dos Anjos, Ivanildo Viana Moura, Adriely Camparoto Brito, Bianca Aquino, Lauro Brito de Almeida, Vicente Pacheco.
Fonte:
Revista Gestão Organizacional, v. 11, n. 3, p. 60-75, Setembro-Dezembro, 2018. 16 página(s).
Palavras-chave:
Comprar , Outsourcing , Produzir , Redução de custos , Tomada de decisão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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O outsourcing é considerado uma prática chave na organizações industriais e prestadoras de serviços, consiste na tomada de decisão estratégica entre produzir internamente produtos ou serviços ou comprar de fontes externas, objetivando a redução de custos e melhor desempenho. No entanto, antes de decidir pela aderência à prática, os gestores se veem diante de fatores que pesam na decisão, os quais demandam análise principalmente do impacto nas atividades operacionais da organização. Nesse contexto, a pesquisa objetivou investigar quais os critérios recorrentes para a tomada de decisão na adesão do outsourcing, na indústria paranaense sob a percepção dos gestores. Quanto aos delineamentos metodológicos a pesquisa é classificada como descritiva com enfoque quantitativo, a coleta de dados se deu por meio de questionário adaptado de Moschuris (2015), nos meses de junho e julho de 2016, a população e amostra foram extraídas do banco de dados da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP), como amostra final foram analisadas 33 indústrias respondentes. Os resultados obtidos evidenciaram que dentre os 11 critérios estratégicos abordados, os itens de custos e qualidade foram considerados como mais relevantes na percepção dos gestores respondentes para tomada de decisão de adesão ou não ao outsourcing. Quanto as dimensões em que as decisões são tomadas, a mais importante foi considerada pelos gestores, foi a da complexidade, seguida de tecnologias e incertezas ambientais.