ID: 69958
Autoria:
Edinei Antônio Moreno, Leonardo Ensslin, Jacir Leonir Casagrande, Ademar Dutra.
Fonte:
Revista de Gestão e Secretariado, v. 13, n. 3, p. 517-540, Setembro-Dezembro, 2022. 24 página(s).
Palavras-chave:
Aprendizagem Organizacional , Biblioteca , Organizações de Aprendizagem , ProKnow-C
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
O objetivo deste artigo é evidenciar, a partir da análise de um fragmento da literatura internacional, as características (objetivos, resultados e limitações) das publicações do tema Aprendizagem Organizacional (AO) e seu uso no contexto das bibliotecas. O estudo é teórico, de caráter exploratório e descritivo, com abordagem quali-quantitativa, realizado com a utilização do instrumento de intervenção Knowledge Development Process-Constructivist - ProKnow-C. Houve a seleção de 16 artigos formando o Portfólio Bibliográfico (PB) final e, após análise bibliométrica e caracterização dos artigos, apresentam-se alguns dos resultados: (I) o PB caracterizou-se por ser cientificamente relevante; sendo dois dos principais motivos: a identificação de autores pertinentes à área e publicações em periódicos de alto fator de impacto; (II) o PB apresentou autores engajados com a temática que, por meio da parceria em pesquisas e a referenciação de autores do PB na construção dos artigos, isso pôde ser confirmado; e (III) com a inexistência de publicações do tema nos anos de 2020 e 2021 e de apenas um artigo em 2019; surge a possibilidade para futuras investigações. Por fim, acredita-se que o PB formado contribuirá como fonte de informação para gestores, líderes e colaboradores das bibliotecas, permitindo a interação com os conceitos e práticas referentes ao tema, bem como a verificação de usabilidade em seus contextos.