ID: 8805
Autoria:
Cristiane Marques de Mello, Jucelia Appio Tibola, Liliane Canopf, Marcio Pascoal Cassandre, Bruno Henrique Rocha Fernandes.
Fonte:
Tecnologias de Administração e Contabilidade, v. 2, n. 2, p. 153-165, Agosto-Dezembro, 2012. 13 página(s).
Palavras-chave:
crescimento , Cristófoli , empreendedor , estratégias , parcerias
Tipo de documento: Caso de Ensino (Português)
Ver Resumo
O caso em questão tevecomo principal objetivo descrever e
analisar a trajetória da empresa Cristófoli Equipamentos de Biossegurança,
fundada pelo empreendedor Ater Cristófoli,no ano de 1991, em Campo Mourão,
Paraná, Brasil. Para coleta dos dados, atécnica utilizada foi a entrevista
semiestruturada, realizada com o empreendedor (fundador). Ater Cristófoliiniciou
seu negócio sem planejamento, nem significativos conhecimentos técnico e de
mercado da atividade na qual pretendia atuar. Hoje, a empresa conta com 140
funcionários e sua produção já ultrapassou a marca de 80 mil equipamentos
distribuídos em 30 países. Além de laços de amizade e familiares relevantes
para o início do negócio, a empresa desenvolveu parcerias com fornecedores. As
parcerias (especialmente na fase inicial da empresa) ofereceram condições
favoráveis para que as estratégias de inovação estivessem alinhadas com as
estratégias empreendidas pela Cristófoli. Este caso de ensino pode ser usado
nas disciplinas de Administração Estratégica; Planejamento Estratégico;
Empreendedorismo, em cursos de graduação e pós-graduação, em especial, no
tocanteao ponto de vista do papel do empresário na implantação, alavancagem,
ampliação e internacionalização do negócio e busca de novos mercados.