ID: 33062
Autoria:
Sandra Mara Andrade, Lina Eiko Nakata.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 11, n. 1, p. 1-17, Janeiro-Abril, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
Ambiente de aprendizagem , Executivos , Gestão de Pessoas
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Considerando o conhecimento como recurso essencial para gerar vantagem competitiva nas organizações, diversos autores descrevem a importância de se criar ambientes que privilegiem a aprendizagem no local de trabalho. O objetivo deste artigo é investigar como os executivos percebem a aprendizagem no ambiente de trabalho, buscando identificar diferenças dessa percepção em relação à dos demais empregados, assim como ocorre tal fenômeno dependendo das características demográficas (gênero, idade, tempo de casa e nível de instrução) dos executivos. Foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva, e desenvolvida para a coleta de dados de uma pesquisa de levantamento, com 550 organizações, obtendo um total de 142.913 respondentes, destes 10.509 executivos. Apresentou-se, então, uma breve caracterização do perfil dos executivos pesquisados e realizou-se uma comparação da percepção dos executivos com os demais empregados, para tanto foram empregadas técnicas de análise da estatística descritiva, como média aritmética e a análise de frequências. Dentre as variáveis estudadas as duas maiores diferenças encontram-se nos itens referentes ao reconhecimento ao realizar um bom trabalho, e à crença de oportunidade de fazer carreira na organização. Com relação ao perfil e à percepção do ambiente de aprendizagem verifica-se que os homens apresentam percepção mais positiva que as mulheres, e que as pessoas mais velhas e as que têm mais tempo de casa também a percebem em nível mais alto. Um dos principais resultados destaca que os executivos apresentam percepção média mais positiva sobre o ambiente de aprendizagem do que os outros empregados das empresas pesquisadas, o que reforça resultados de estudos anteriores. Outra contribuição desse trabalho, no âmbito teórico é fornecer um conjunto de variáveis que auxiliam na avaliação da aprendizagem de executivos, já que a revisão de literatura apontou carência de parâmetros que permitam avaliar tal aspecto.