ID: 33088
Autoria:
Flaviane Souto Bolzan Medeiros, Juliana Velasquez de Medeiros, Élio Sérgio Denardin, Lisandra Taschetto Murini.
Fonte:
Revista Capital Científico - Eletrônica, v. 11, n. 3, p. 104-120, Setembro-Dezembro, 2013. 17 página(s).
Palavras-chave:
Marketing Social , Responsabilidade Social , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Atualmente, algumas empresas para se manterem competitivas no mercado começam a desenvolver estratégias voltadas para a sustentabilidade e, assim, tem buscado uma “identidade verde” que demonstre a sua preocupação com o meio ambiente e os ecossistemas. Sabe-se que a sustentabilidade está intimamente ligada à continuidade dos aspectos econômicos, sociais, culturais e ambientais da sociedade humana. Dessa forma, a melhor maneira de aliar lucratividade à preservação do planeta é oferecer produtos que não poluam o meio ambiente e que beneficiem comunidades menos favorecidas, promovendo a sustentabilidade e a responsabilidade social. Neste sentido, este artigo pretende investigar o conhecimento das atividades socioambientais e sustentabilidade ligados à comercialização dos produtos em uma empresa de cosméticos na perspectiva de suas consultoras. Quanto à metodologia, a pesquisa caracteriza-se de natureza quantitativa, quanto aos objetivos do tipo descritiva, sendo desenvolvida por meio de um estudo de caso. A coleta de dados foi realizada através de um questionário, composto por treze perguntas fechadas, aplicado às consultoras em uma reunião do grupo na empresa, em outubro de 2011. Como resultados, verificou-se que apesar da sustentabilidade ser um tema bastante atual, ele ainda não é explorado da forma como poderia pelas consultoras, pois as mesmas ainda não sabem agregar este valor às suas vendas.