ID: 55461
Autoria:
Luís Antônio Gióia Ettore, Marcelo Alvaro da Silva Macedo, Márcia da Silva Carvalho.
Fonte:
Pensar Contábil, v. 21, n. 75, p. 4-15, Maio-Agosto, 2019. 12 página(s).
Palavras-chave:
Condicionamento Operante , Contador , Estímulos , Tomada de Decisão
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Este trabalho almeja analisar o processo decisório dos contadores do estado do Rio de Janeiro em situações em que foram confrontados com questões que os estimulavam a agir. A influência do ambiente e dos estímulos foi analisada com base na teoria do condicionamento operante de Skinner. Ela preconiza que a decisão dos indivíduos acontece em decorrência das consequências da ação e dos próprios estímulos anteriores a ela, como indicadores do que pode acontecer. Como metodologia foram aplicados dois tipos de questionários, com três questões cada; um que apresentava as questões com algum estímulo e outro que as exibia sem nenhum incentivo, apenas com a pergunta técnica. Os respondentes receberam um convite de participação por e-mail enviado pelo Conselho Regional de Contabilidade do estado do Rio de Janeiro. No primeiro questionário existia um estímulo diferente por questão, que induziria o respondente à opção mais favorável a ele. Já no questionário sem estímulos, os contadores não hesitariam em marcar a opção mais adequada. Ao todo, 278 contadores clicaram no convite enviado, sendo que, por critérios de seleção, a amostra se compõe de 236 respondentes. Também foram coletadas as variáveis: gênero, idade, tempo de profissão, formação acadêmica e atuação profissional. Os resultados demonstraram que os contadores não foram impactados pelos estímulos descritos nas três questões, dado que não se mudaram as opções preferíveis de um questionário para o outro. Na segunda questão, apesar de não ocorrer, houve maior tendência de inversão de preferências. Em relação ao gênero, idade e tempo de profissão, os grupos também não se mostraram impactados. Sugere-se o aperfeiçoamento do modelo de pesquisa para uma captação mais efetiva dos estímulos existentes no ambiente organizacional, uma vez que existem.