ID: 3202
Autoria:
Marcos Antônio Maia de Oliveira, Leonel Cezar Rodrigues, Lucas Daniel Ramos Ribeiro.
Fonte:
Future Studies Research Journal: Trends and Strategies, v. 3, n. 2, p. 165-185, Julho-Dezembro, 2011. 21 página(s).
Palavras-chave:
Aliança estratégica , Estudo de caso , Vantagem competitiva
Tipo de documento: Artigo (Inglês)
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Este trabalho considera as alianças estratégicas como forma de obtenção de vantagem competitiva no cenário logístico globalizado. Por meio de um estudo de caso particular de parceria e aliança estratégica entre empresas nacionais (Rapidão Cometa, Expresso Araçatuba e Transportadora Americana) e uma internacional (FedEx Express), pode-se entender a influência proporcionada à Rapidão Cometa no que tange ao aumento de participação no mercado logístico, bem como a sua consolidação entre os principais operadores logísticos nacionais. A logística, que possui uma função estratégica, funciona como apoio no gerenciamento eficiente do fluxo de materiais/produtos, informações e recursos, tanto dentro da empresa, como entre as diferentes organizações que participam do ciclo completo de criação de valor. No Brasil, a visão da logística como um processo integrador, tanto quanto uma ferramenta estratégica, começou a ganhar relevância a partir da década de 1990, marcada pela explosão do comércio internacional, pela estabilização econômica e pela privatização da infraestrutura (Fleury, Wanke & Figueiredo, 2000). O ambiente em que as empresas operam atualmente é muito complexo e fortemente competitivo. Portanto elas estão buscando a diferenciação e o estabelecimento de vantagens competitivas em relação a seus concorrentes. Para alcançar esses objetivos, cada uma tenta encontrar o próprio caminho; porém, entre muitas delas, um ponto comum pode ser observado: a opção pela aplicação da logística (Ferraes Neto, 2001).