ID: 49255
Autoria:
Luísa Sarábia Cavenaghi, Lucas Seolin Dias, Marlene Marchiori.
Fonte:
Gestão e Sociedade, v. 12, n. 32, p. 2232-2256, Maio-Agosto, 2018. 25 página(s).
Palavras-chave:
Comunicação , Organização , Sustentabilidade
Tipo de documento: Artigo (Português)
Ver Resumo
As interações sociais são frequentes e necessárias nas organizações para que diferentes atividades ocorram, por exemplo, a aplicação de um conceito, o desenvolvimento de um processo e a tomada de decisões. Para que a sustentabilidade seja vivenciada no âmbito organizacional entende-se que o desenvolvimento de processos e práticas sustentáveis depende da compreensão dos sujeitos e, necessariamente, tal entendimento perpassa pela comunicação. Diante disso, o presente ensaio busca compreender de quais maneiras a comunicação pode contribuir para a construção da sustentabilidade em contextos organizacionais. Para tal, faz-se uma análise da sustentabilidade e das abordagens comunicacionais nas organizações entendendo que a comunicação entre os sujeitos a partir de uma perspectiva interacional e, portanto, construtiva permite abarcar maior profundidade para a compreensão desse conceito nas organizações, considerando o desenvolvimento de práticas em prol da sustentabilidade na contemporaneidade.