ID: 21182
Autoria:
Heloisa Ribeiro, Lucelena Delamaro.
Fonte:
Caderno Virtual de Turismo, v. 2, n. 2, p. 1-7, Abril-Junho, 2002. 7 página(s).
Tipo de documento: Artigo (Português)
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Os mais velhos dizem que "o Carnaval não é mais como antigamente". A indústria cultural se apropriou de uma representação espontânea e livre, transformando-a em produto de consumo dos meios de comunicação, do turismo e da publicidade. O Carnaval é agora um espetáculo de consumo, muito mais que uma expressão da cultura do povo. Dessa forma, difunde a imagem de sensualidade, de festa do corpo, que contribui para a manutenção da idéia do "paraíso perdido" a ser redescoberto nos trópicos, nos corpos morenos e sensuais de nossas mulheres. A síntese dessa imagem estaria representada na figura da "madrinha da bateria" das escolas de samba - um sonho que povoa a imaginação dos homens e das mulheres.